quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Caçador - Destruição e prejuízos após a passagem de um tornado


A Prefeitura de Caçador encaminhará na tarde desta quinta-feira, 25, notificação à Defesa Civil Estadual decretando situação de emergência. O município foi atingido no final da tarde de ontem por um tornado, acompanhado de chuva forte e granizo. No Assentamento Hermínio Gonçalves, cerca de 40 propriedades foram danificadas pelo fenômeno. Casas e barracões ficaram destruídos e as lavouras tiveram perda de 100%.


Numa das propriedades atingidas um pinheiro caiu sobre a casa do agricultor Hilário Borga. Ele, a mulher e dois netos estavam dentro da residência. “Foi muito rápido, cerca de dois minutos que veio aquele tufão de vento. Sorte que a mulher agarrou as crianças e foi pra debaixo da mesa. Saímos por um buraco e só estamos vivos pela graça de Deus”, conta o agricultor. Depois do desastre a família passou a noite no paiol, dormindo de forma improvisada sobre o milho.


Plantações destruídas 100%

Além dos estragos nas casas e barracões, as lavouras - tomate, pimentão e outras hortaliças – foram devastadas. O agricultor João Pereira Dias passou parte da noite e a manhã ajudando a cortar pinheiros que estavam obstruindo a estrada. “É muito triste ver os vizinhos aqui trabalhando pra ter um produto pra vender e em questão de minutos perder tudo. Minha filha aplicou 28 mil reais no tomate e perdeu tudo com esse desastre. Espero que as autoridades nos ajudem”, diz.



Linha São Francisco

Na linha São Francisco a Defesa Civil registrou perdas em oito propriedades, devido ao granizo. As perdas maiores foram na fruticultura e hortaliças.

Com informações cacador.net(Fotos Blog do Éder Luiz)

Nenhum comentário:

Postar um comentário